sexta-feira, 6 de outubro de 2017

GTD - PROJETOS




 

OBS: Se esse é o primeiro post deste site que você abre sobre GTD, sugiro que comece por aqui

O grande interesse pela organização ocorre principalmente quando a pessoa possui algum projeto em mente. Projeto  não é somente projeto de escritório de trabalho, mas toda e qualquer ação que demande um certo número de atividades para ser concluída, seja perder peso, escolher a escola dos filhos, até um trabalho de mestrado. O livro cita a necessidade de certos questionamentos:




O autor afirma assim, que primeiramente ao escolher o projeto é importante que você o imagine concluído para ter a exata noção de quando o projeto terá seu fim, ou seja, ao imaginar você faz a atividade de delimitar um objetivo mais palpável. A partir daí você deve se questionar quais são os passos para dar seguimento ao projeto, quais serão suas ações, organiza-las e garantir que será lembrada para execução dessas ações em um local confiável (preferência um local visto com certa frequência, seja agenda ou caixa de entrada, que falaremos posteriormente).

Então durante a formulação da imaginação do projeto, você poderá definir um objetivo e principalmente um motivo pelo qual está fazendo aquilo (isso vai te ajudar nos dias em que estiver sem motivação a saber o porquê de todo esforço). Também durante o processo de imaginar qual o próximo passo na montagem do projeto você deve construir princípios a serem seguidos, respondendo a perguntas como: Você dá o melhor de si quando age de que forma? Qual comportamento devo ter pra conseguir concluir esse projeto?

O processo de brainstorming (mapa mental de ideias para projeto), vai te ajudar a torná-lo mais criativo e aproveitar ao máximo as ideias e partir para os passos. O brainstorming consiste fazer um mapa mental de tudo que você acha relevante relacionado ao projeto, de forma bem orgânica e objetiva, ou seja, as ideias que vierem a sua mente devem ser anotadas

Exemplo de brainstorming:
Exemplos de utilização da ferramenta 5w2h.




O próximo passo será organizar as próximas ações (Existe alguma coisa que poderia ser feito no momento? Qual a etapa seguinte?). As vezes certas ações tem que ser subdividas para facilitar o processo e evitar procrastinações. 


Dessa forma, na construção desse projeto você terá respondido a visão do projeto concluído, o propósito, o objetivo que se quer alcançar, a área de foco e suas próximas ações, tornando mais fácil para você saber que terá somente que realizar a próxima ação e não finalizar um projeto inteiro de uma vez. As ideias ficam mais claras e sua mente mais calma.

A parte dos lembretes será mais detalhada (você pode voltar pro índice sobre GTD aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário