domingo, 18 de fevereiro de 2018

GTD - REVISAR



OBS: Se esse é o primeiro post deste site que você abre sobre GTD, sugiro que comece por aqui


REVISAR

          Para que seu sistema realmente funcione adequadamente, ele precisa ser um sistema de confiança. Ou seja, algo que você sabe que encontrará os afazeres mais urgentes , de modo que sua mente não fique sobrecarregada. Assim, no final de um dia exaustivo você não descobrirá que esqueceu de realizar a atividade mais importante do dia, pois priorizou outras das quais sua mente se lembrou mais rapidamente.

          Deste modo, a revisão de seu método GTD permitirá trazer confiança a esse sistema, mantendo-o atualizado com prazos reais. A revisão se divide em diária, semanal e mensal.

Diária:

       Diariamente terão que ser olhados seu sistema nessa ordem: 

- Calendário (Todas as atividades pontuais que você tem pro dia, ex. exame médico, reunião, etc)

- Lista de ações (observar a lista referente ao ambiente em que está, analisando as atividades prioritárias que necessitam ser realizadas no dia encaixando os horários de modo que você saiba que conseguirá realizar as atividades (geralmente 3 metas diárias) que programou pro dia.

Semanal:

        Existem atividades que você não pode descobrir somente no dia que vai realizar. Na semana você tem que fazer avaliações que deixem a mente livre, pois já vai ter revisado o que será feito.

       A revisão semanal mantém o foco e realizações em agrupamentos de prioridade, programando possíveis tempo gasto em transito, intervalos pra imprevistos, ações que antecedem algo, ex. separar exames para mostrar ao médico na consulta de terça.

      No ambiente de trabalho o indicado é que você gaste umas 2 horas de preferência em uma sexta- feira, para sua revisão semanal. A sexta é indicado devido ser um dia mais calmo e deixar sua mente livre no final de semana, sem pensar se deixou algo pendente e começar a segunda sabendo exatamente o que fará.

     Na revisão semanal você irá percorrer as 4 fases citadas nos posts anteriores, são elas: coleta, processamento, organização e finalmente a revisão. Essa revisão final constará de verificar se já estabeleceu tudo em relação a:

- Papeis soltos;

- Anotações;

- Dados de calendário;

- O que encontra-se na sua mente;

- Projetos (se existirá algum em andamento para próxima semana; 

- Próximas ações;

- Lista de espera;

- Algum dia/ talvez: você irá verificar nos seus projetos que sonha em realizar posteriormente, se é viável dar início em algum. Você não obrigatoriamente tem que inicia-los, mas os observar semanalmente lhe fará não esquece-los quando alguma oportunidade em relação a eles aparecer no seu caminho.

- Informações adicionais ao seu sistema: geralmente você já deve ter acrescentando isso ao esvaziar o que encontra-se em sua mente.

Mensal:

          A revisão mensal serve para que você saiba que suas ações estão realmente condizentes com seus propósitos e objetivos a longo prazo.

“Quais são suas principais metas e objetivos em seu trabalho? O que você precisa ter funcionando daqui a um ano e daqui a três anos? Como está indo a sua carreira? É esse o estilo de vida que mais o realiza? Você está fazendo o que realmente quer ou precisa, numa perspectiva mais profunda e de longo prazo?”.

Próxima semana encerro o resumão completo do método GTD ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário