quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O que meu cachorro me ensinou sobre ansiedade




                               Aquellos que amamos los animales sabemos que no existe un dolor más grande que perderlos. Los perros y los gatos pasan muchos años a nuestro lado como para que su fallecimiento nos sea indiferente. Con el sólo hecho de pensar en que algún día morirán, se nos hace un nudo en la garganta. Sin embargo, hay que tener en cuenta que tarde o temprano eso sucederá y es preciso estar preparados.



O Japir, meu cachorro era muito parado, está acima do peso e não fazia nenhum tipo de atividade física. Quando comecei a levar ele pra passear, costumava faze-lo correr um pouquinho para estimular a circulação, deixa-lo animado e até mesmo cansado para ajudar com que o fato dele voltar pra casa, fosse algo bom pois ele iria descansar e ficar feliz.
Com os dias se passando percebi que quando eu não levava ele pra passear, ele ficava mais agitado (comeu o estofado da cadeira da varanda). Ele quando não estava habituado a praticar exercício, não tinha agitações, mas estava depressivo, quando dei estímulos a ele e parei, ele pediu por mais de alguma forma, ele exprimiu a descarga de energia que ele tinha em algo. Acredito que o estado depressivo muitas vezes se desenvolve pela pessoa aguentar tempo demais em estados ansiosos, de forma que de tanto não explorar e jogar pra fora essa energia de alguma forma, cala por completo os estímulos e entra no estado depressivo.
Mas o que eu quero dizer é que, como meu cachorro estava saindo da depressão, ele não estava mais calando a energia que vinha de seu corpo. O que resolvi fazer, foi tornar rotina o passeio, a corrida, mas sinto que ele ainda fica muito agitado quando vai receber carinho e planejo além do passeio separar pelo menos um dia na semana para ficar com ele em algum momento quieto, de forma que ele se habitue a estar no estado intermediário, ou seja  não ficar alternando entre estados de agitação com exercícios e estados em que ele está completamente sozinho, equilibrando com momentos de alegria, mas de calma.
Acredito sinceramente que é o segredo para estados ansiosos, você realizar exercícios, se expor a estímulos que lhe deixem animada, se expor a atividades que você tem que fazer por obrigação mas que não são tão divertidas (falemos a verdade, essas nós temos que fazer direto) e uma terceira de equilíbrio, em que você se senta, olha ao redor, olha para si (sentido figurado) e não faz nada, respira, ver o mundo, toma um café, ler um livro, coisas que não envolvam compromisso severo consigo mesma, que envolvam compromisso de comunhão consigo mesma. Talvez seria uma boa fazer isso com seu cachorro =) .

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Meus posts salvos do Instagram


 

Centenas de posts de instagran salvos para servir de referência para mudar quem eu sou, não ser mais eu, me encher de coragem e deixar minha zona de conforto e ter uma personalidade inteligente, despojada, forte e principalmente bela e magra.

A grande maioria das postagens são sobre emagrecer. Dicas de comidas e imagens de modelos servindo de inspiração para um corpo ideal, se misturam com frases de autoajuda sobre não se comparar e acolher a mim mesma sem criar expectativas.

Dezenas de memes guardados para enviar online pros amigos, enquanto procuro post com dicas sobre o que fazer no sábado à noite. Sair com amigo? É tão mais fácil pelo celular.

Pego um papel e acrescento a minha lista escrita: Urgente! Desconectar mais do celular e encontrar com as pessoas. Mas é só mais um á fazer para lembrar e adiar. Então recordo que tenho que ter mais disciplina, pra ser uma pessoa mais forte, praticar yoga também (A Gisele Bunchen pratica sabia?), estudar mais.

Falando em estudar, tenho cada post salvo com uns Home Office lindos. E as casas, então... nem se fala, eu adoraria ter um grande jardim, uma biblioteca pessoal linda. Aí eu lembro que dá minha lista de coisas que quero pra mim, também não tenho uma casa, nem alugada. É caros amigos, moro com meus pais.

Pensando nisso, vem a minha mente, escrito em minha testa: ‘’LOSER’’, e me surpreendo com meu pensamento. Dos meus posts do instagram salvos, a maioria são frases de efeito sobre mudar meu modo de pensar, não pensar negativo e não sentir inveja das pessoas que tem essas casas perfeitas.

Então eu lembro de meu problema com ansiedade, mas as dicas do instagram dizem que eu devo fazer exercícios, não guardar mágoa mesmo quando alguém for incrivelmente rude comigo, fazer as coisas sem esperar ser perfeita, cuidar de mim (eles deveriam ter uma receita mais básica pra gente saber o que isso significa), e por último, mas não menos importante: enfrentar o medo.

Olha, mas vejam só: Para não ter medo, você SÓ TEM QUE ENFRENTAR O MEDO. Quando o ar não entrar em minhas narinas, e a minha perna bombear, o corpo tremer e eu achar que realmente vou desmaiar eu com certeza lembrarei dessa dica infalível.

Mas eu já sei, andei vendo por aí, que o problema está em mim, que sou fruto de uma sociedade fraca e que adora se fazer de vítima. Não podemos ser assim... vamos enfrentar os leões, ser forte, ter autoresponsabilidade, ser um campeão no trabalho, ler mais, praticar exercícios, ser bonito, ter autoconfiança.

Lembrei subitamente dos posts sobre coisas que quero comprar. Compra alivia tanto minha ansiedade, talvez leve o meu dinheiro um bocado, mas se eu mato (tento) um leão por dia, eu mereço.

Dos posts menos salvos tem uns dois ou três que fala pra seguir minha intuição. E o que ela me diz é que essas dicas não me servem de nada, a não ser me diminuir ou aumentar minha ansiedade. Uma lista infinita de afazeres não iniciados.

Então apago todos ele, respiro aliviada e lembro de uns 6 ou 7 posts que dizem que Deus está me protegendo, mas a igreja não existe no insta.