O processo de coleta consiste em agrupar tudo aquilo que
está pendente para ser feito e ações que você nem lembra mais que estavam para
serem planejadas em uma única Caixa de entrada.
O que ocorre é que muitas vezes estamos realizando certas
atividades sem realmente estar consciente se aquela é sua atividade prioritária
(geralmente você só descobre que era uma prioridade, quando você já tem que
apagar algum incêndio na “empresa”). David Allen afirma: “Tenha em mente que você
só poderá se sentir bem em relação às coisas que não está fazendo quando souber
exatamente o que não está fazendo”.
Dessa forma, para realização da coleta o ideal é que você
comece por um espaço físico, recolhendo todo papel pendente de gavetas,
bancadas, como: pilhas de correspondência, recados, anotações, algo esperando
pra ser consertado a alguns meses, tudo que é pendência. Não se assuste, anote
tudo, até pregar um botão da camisa (se você tiver realizando GTD em casa), ou
pegar mais pregadores (se estiver no escritório). O que não cabe na sua Caixa de entrada deve ser colocado um nome em papel A4 e data. Nada vai se realizado até você completar totalmente o
processo de coleta.
Você tem que ter mais atenção
quando vai para coleta mental. Projetos que
você tinha em mente e nunca foram pra frente, planejamentos médicos, cuidados
com a saúde, consertos, reuniões que precisam ser marcadas, ou seja, tudo, seja
profissional ou pessoal, o importante é que você esvazie sua mente daquilo que
está guardado a muito tempo no seu subconsciente que lhe atormenta enquanto
você realiza outras atividades. Coloque cada lembrança individualmente em folha A4, pois cada uma será processada individualmente posteriormente.
Terminada a Coleta, arregace as mangas, pois vamos para o
processamento de tudo que você coletou...
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