quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Comparação com outros e o que podemos aprender




print from billyshowell.com   É certo que é inevitável nos compararmos. A comparação é um processo que utilizamos para aprendizagens e saber como devemos nos comportar em determinadas situações. É o termômetro usado para aprender com o outro. Entretanto temos que ter ciência do seu poder em nos derrubar em diversos momentos.

      Confesso que estive e estou muitas vezes presa a um ciclo de comparação, em que crio uma expectativa, uma espera de alcance de algo que aparentemente (as vezes são só aparências mesmo) o outro obteve e que eu deveria conseguir. Dessa forma, se me julgo incapaz de alcançar ou inferior por já não ter alcançado tal fato, passo a me menosprezar. 

        Um ciclo vicioso de comparação-expectativa-menosprezo. Um ciclo que estou tentando contornar, me enxergar melhor, não colocar o outro sempre a frente e em um pódio inalcançável. Dessa forma, quando em comparações eu possa enxergar nas diferenças um oportunidade de me ver como um pessoa única, individual, com a serenidade de lidar com quem eu sou, com respeito e a partir daí retirar um aprendizado. 

         Esse aprendizado pode ser gerador de duas reflexões: 

(1 - auto reconhecer as qualidades): sou uma pessoa com características positivas, com diversas conquistas, possuidora de talentos e formas de enxergar a vida 

(2 - mudança) caso enxergue que gostaria de mudar algum aspecto, ver se não estou passando por cima de mim mesma, quero dizer aqui menosprezando quem sou como pessoa. Assim sendo, ter a coragem de encarar os problemas não como algo destrutível, mas sim que eu, um ser em desenvolvimento como qualquer outro posso crescer a meu modo, com minha forma de dar os meus passos, enfim, respeitando meu EU .

      O ciclo assim, é substituído por: individualidade - aprendizado (reconhecer qualidades e o que pode ser mudado) - auto respeito. Um ciclo que precisa ser exercitado até você reaprender como deve pensar a seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário