quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O medo de quem si é ou si tornará


16 Tatuagens de frases para se inspirar – Grazi Costa
          
           O medo começa pequeno, com uma desconfiança aqui,... e se não for bom o suficiente?.., outra ali..., mas e se der errado?... E nesses “e se” vamos deixando o medo crescer enquanto a gente se diminui.


          As vezes parece que temos que andar com os olhos vendados, tomar as decisões sem nem ao certo saber se no futuro todo aquele esforço terá mesmo um resultado. Mas percebi que quanto mais obedeço a minha essência em ser quem sou, menos angustia eu sinto. Assumir as escolhas independente do resultado no futuro, conseguindo enxergar os pequenos resultados do presente, nos faz sentir melhor. 


         É difícil enxergar as vitórias do dia-a-dia, porque estamos acostumados a perceber somente aquela premiação maior. Por exemplo, se eu resolvo estudar pra um concurso e não passei, sou um fracasso total? Não, durante todo aquele tempo de estudo aprendi coisas que podem me ajudar em concursos posteriores, desenvolvi o hábito de estudar rotineiramente. 

           Escolher não tentar por achar que você não conseguirá receber a premiação maior, não é uma boa escolha. Na vida a gente vai, regressa, faz curvas mas sempre aprendemos e vivemos coisas novas.

        Assisti outro dia o Mario Sergio Cortella falar que o pessimista é nada mais que um vagabundo. Alguém que não irá realizar nada por achar que não vai dar certo, ficando sempre sem passar por nenhuma angústia mesmo, porque quem acredita erra com frequência, porque tá tentando e dificilmente conseguimos de primeira. Eu adorei o que ele disse, porque é realmente verdade, porque com o tempo e coisas ruins acontecendo nos acostumamos a pensar que o pessimista acaba sendo quem mais tem razão. Mas não, porque é muito mais comum as coisas darem errado mesmo, mas a beleza é que só deu certo por conta das vezes que você tentou e persistiu, aprendeu.

            Confesso que o futuro para mim  parece que é algo muito incerto, exige de mim um protagonismo que me dá medo. Medo de quem eu sou, medo de quem me tornarei. Mas tento todo dia não esquecer que devo ter um foco diário sempre em mente, dividindo os sonhos em etapas para não ter medo dele e comemorando as vitórias dia-a-dia.

               E você hoje, por quais vitórias está de parabéns? Você tem que notar as pequenas, mesmo que pareçam insignificantes, como uma leitura importante que você fez no ônibus a caminho do trabalho, as comida que você fez, a casa que arrumou, o carinho no cachorro, o banho com hidratantes.... etc. Tudo isso é a vida e ninguém oferece medalhas por isso, mas são esses detalhes que nos alimentam. Se deixo passar tudo isso como se não fosse nada, é a isso que reduzo meus dias até uma próxima premiação, e reduzo a mim mesmo até uma próxima premiação. 

                Tenha noção do seu tempo e si respeite caso não consiga realizar tudo  que quer de uma vez, você também precisa das pequenas coisas, elas também são parte de você além das medalhas. Abrace aquilo que você vem considerando falho, erro, como algo que vai te ajudar a ser melhor, porque você as enxergou e aos poucos vai contorna-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário