segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Louco por Viver - Roberto Shinyashiki



 Baixar Livro Louco por Viver - Roberto Shinyashiki em PDF, ePub e Mobi ou ler online

       Roberto Shinyashiki é um psiquiatra e empresário brasileiro, famoso autor de livros de auto-ajuda e palestrante. O livro Louco por viver ganhei de minha mãe. A primeira vez que li achei um livro de auto-ajuda bem clichê, com frases de efeito e tudo mais que se encontra nos típicos livros de auto-ajuda.

       Passado muito tempo, e depois de alguns meses na terapia peguei-o novamente para reler. Não vou dizer para vocês que minha visão mudou completamente, ainda o achei bastante clichê (principalmente o começo do livro). Mas depois da vivência da terapia reconheci em algumas partes do livro questionamento semelhantes, que me chamaram atenção, o quanto precisava realmente focar. 

       É impressionante como não havia notado anteriormente o quanto daqueles conselhos eu deveria praticar mais, acho que a percepção veio muito de permitir olhar pra dentro de mim na terapia e assim passei a reconhecer algumas mudanças necessárias.

        Vou citar pra vocês os principais questionamentos e trechos do livro que destaquei:


  1. Colocar-se como prioridade na sua vida e evitar ter preocupação excessiva com sua imagem e com que os outros pensarão
“Infelizmente, as pessoas vão colocando de lado as coisas pelas quais são apaixonadas e quando acordam para a vida descobrem que se esqueceram de si mesmas.”


“Sempre procuro descobrir alguma vontade intensa minha e então procuro vive-la” ... “Dar valor as coisas que o tornam importante para si mesmo, e o colocam em primeiro lugar”

    2 .Ser feliz na dificuldade. (Você não está esperando uma linha de chegada em que será plenamente feliz. Dificuldades existem o tempo todo e você tem que procurar se sentir bem apesar delas).


“ .. A mesma coisa acontece com um trabalho novo: a pessoa viu algo errado e já sai em busca de um novo emprego. Em todas as empresas existem muitos problemas e , além do mais, é a própria pessoa que vai formar o ambiente de trabalho que deseja ter.. Em tudo na vida é preciso constância, paciência e crença no que faz”.

      3. Não fugir das dificuldades (Aqui ele destaca alguns vícios, como mexer em celular, bebida, comida, como fuga de um pensamento e a necessidade de questionar esse pensamento)

“... Em vez de mergulhar na orientação de sua alma, tentam calar a voz da sua consciência ao se entregar a compulsão por comprar, por comida ou dietas malucas; taras sexuais, álcool, internet sem limites, e tantos outros vícios... Quando é que eles vão parar de se dar “presentes” para tentar fugir das suas verdades? Muito melhor é escapar da cilada de se dar presentes tóxicos só porque você se sente infeliz. Tenha a coragem de mergulhar na sua verdade e faça o possível para viver de acordo com ela."

        4. O medo como um bom sinal


“ É importante aprender a reconhecer quando você sente medo. Pode ser o indício de que está perto de um desafio importante a ser superado. Portanto, esse é um bom sinal de que se trata de metas mais importantes da sua vida... Não se deixe paralisar. Avance...”.


“As vezes, o medo se esconde e se disfarça de incerteza. Temos a impressão de que não sabemos o que queremos, quando na verdade sentimos receio de assumir nossos sonhos, principalmente os grandes”.
  
       5.    Querer ajudar (controlar) os outros


“ Não se sinta responsável pelas decisões das pessoas queridas. E deixe que elas mesmas vivam as consequências dessas decisões...Não se culpe de elas sofrerem como consequência das decisões que tomarem... Pode parecer egoísmo, mas se sentir responsável pela vida dos outros é uma grande vaidade: quem é você para julgar as motivações e os desejos do outro? Você traz um peso desnecessário para sua vida e um estresse para suas relações”.

     6. Não alimentar pensamentos negativos

" Quando transformamos decepção em sabedoria, o aprendizado passa a fazer sentido... Encare os desafios como experiências".

      



Nenhum comentário:

Postar um comentário