sexta-feira, 2 de março de 2018

Bases para sua Conduta - Carlos Bernardo González Pecotche


O homem não pode pretender alcançar certas verdades, enquanto conserva dentro de si certas mentiras. (Carlos Bernardo González Pecotche)

           Pesquisando livros grátis na amazom me deparei com Bases para sua Conduta e “comprei” sem muita expectativa. O livro é pequeno e traz conselhos escritos pelo autor para seu filho. Quando li essa descrição inicial pensei: “- Se conselho fosse bom, não se dava, vendia”. Mas comecei a ler e vi que existiam conselhos realmente muito validos como:

- Planeje seu dia seguinte na noite anterior para acordar já sabendo o que terá que fazer.

- Veja o tempo que emprega numa atividade e se pergunte se poderia fazer posteriormente em um menor tempo

- Sua profissão é um fragmento que compõe sua vida, mas não o todo. Não dê tanto valor a ele de modo que reduza o valor de tudo o mais e assim reduzir suas possibilidades.

- “Aprenda a ver, em cada observação ou correção que seu comportamento mereça, uma oportunidade de melhorá-lo”

-“Muito lhe encareço que controle seus pensamentos; com isso, evitará aflições e angústias para si, sobretudo se conseguir ter presente o quanto eles influem sobre o ânimo, fazendo com que se prescinda da razão. Isso pode ocorrer tanto na vida moral e sentimental, como na comercial.”

         O livro é cheio de conselhos simples, sem soberba, ou superioridade do autor, bem no estilo daqueles livros “Minutos de Sabedoria”. Considero um achado e aconselho a quem tiver vontade comprar e realizar a leitura aos poucos.


            Por muito ter me interessado pesquisei um pouco sobre o autor e descobri que o autor é fundador da Logosofia. A logosofia se baseia no princípio de conhecimento de que o processo de educação também envolve o conhecimento de si mesmo. Ou seja, os nossos pensamentos, ações e reações sejam analisadas de modo que a organizemos em torno de nossos objetivos na vida, desenvolvendo o interesse pelo conhecimento. Dessa forma a educação Logosofica cria o elo entre docente e discente estimulando o prazer pelo conhecimento e ideia de que não só o aluno está em processo de aprendizado, mas o professor, estimulando pensamentos e não a inibição mental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário