sábado, 4 de agosto de 2018

Fomo: o vício em celular









Notei que estava passando tempo demais no celular, principalmente em redes sociais, instagram, youtube, conversas no whatsapp. Tenho a sensação de ansiedade constante como se perdesse alguma informação que pudesse valer muito pra minha vida. O nome desse vicio em celular, se chama fomo.

 Se eu saio pra jantar fora, noto que eu e meus amigos enfurnamos a cabeça cada um na tela do celular e somente olhamos para o outro pra comentar algo que vimos nas redes sociais. Ai você pensa: mas não é sempre, eu converso muito olhando no rosto.

Mas se você fosse parar pra calcular o tempo que passa olhando o celular e o tempo que faz algo no mundo off-line, você sabe quanto seria? 

Eu não sabia, mas imaginava que era muito. Baixei um aplicativo de medição desse tempo: o Moment e descobri que passo em média 4 a 5 horas por dia no celular. 

Tudo bem... acho que passo tempo demais, mas digamos que você seja uma pessoa muito liberta do celular e passe no máximo 1 hora por dia nele. Isso daria em torno de 7 horas por semana, 28 horas por mês, 336 horas por ano, ou seja, 14 dias completo, sem dormir, por ano no celular.

Parece muito tempo ne? No meu caso, que são 5 horas estava perdendo 6 DIAS POR MÊS INTEIROS E 70 DIAS POR ANO!!. Eu me dei conta que estava deixando meu tempo de vida escorrer pelo ralo. 

Você tem noção do tempo que você está deixando passar enquanto reclama que não tem tempo pra realizar aquilo que realmente precisa?

Fora o tempo que estava perdendo, desconfiava que as redes sociais me faziam muito mal. Pessoas pareciam viajar com frequência bem maior que o normal, os corpos eram perfeitos, os empregos bênçãos completa de Deus e eu pensava: O que há de errado comigo que não tenho essa vida?

Resolvi então desinstalar o Instagram e Youtube do meu celular e limitar a quantidade de vezes que olhava o WhatsApp como experimento de como me sentiria. No próximo post vou traçar um comparativo de como era meu dia mexendo constantemente no celular e um dia com acesso limitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário